Comparative, adaptiveandfunctional skeletal biology

KLING

KLING

Estudo piloto para melhoramento do status nutricional em vitamina K: optimização da reprodução e demonstração da melhoria na qualidade larvar de linguado

Summary

O linguado senegalês (Solea senegalensis) é uma espécie em aquacultura com potencial para a diversificação dos mercados saturados, com actual procura por parte dos grandes investidores, que vêem neste mercado/espécie uma alternativa rentável às produções piscícolas existentes. O cultivo experimental desta espécie iniciou-se em 1986, tendo vindo-se a resolver os principais constrangimentos para a produção desta espécie. No entanto ainda subsistem alguns problemas por resolver, como a impossibilidade de obter reprodutores produzidos em cativeiro e a elevada incidência de deformações em larvas e juvenis produzidos nos sistemas de aquacultura intensivos. Durante o cultivo larvar as deformações esqueléticas podem atingir 60-80 % dos indivíduos produzidos, causando maior mortalidade e susceptibilidade a doenças. Destes indivíduos deformados, uma elevada percentagem apresenta alterações significativas na no aspecto externo e forma do corpo, o que inviabiliza a sua comercialização por falta de aceitação por parte dos consumidores e deteriora a imagem dos produtos aquícolas. Estes peixes têm de ser removidos manualmente da cadeia de produção, acarretando custos de mão-de-obra e uma perda de lucros para as empresas de aquacultura.

A implementação de melhorias técnicas nas metodologias de cultivo e na nutrição do linguado Senegalês, que levem a uma redução da incidência de deformações esqueléticas, significa uma melhoria significativa na produção desta espécie que permitirá optimizar o cultivo larvar de forma a obter um maior número de larvas e uma melhor qualidade das mesmas. Desta forma será possível reduzir os custos do cultivo larvar o que representa uma elevada parte do custo total da produção. A introdução de um suplemento em vitamina K apresenta-se como uma aproximação técnica inovadora e que já mostrou em resultados laboratoriais que pode levar a uma melhoria do desenvolvimento esquelético nas fases iniciais e com uma redução significativa na incidência de indivíduos deformados.

Os resultados do projecto KLING irão contribuir para o estabelecimento de protocolos melhorados para a alimentação e para o maneio das larvas e juvenis de linguado. Neste contexto, o Projecto KLING apresenta para o sector aquícola uma proposta piloto que visa reforçar, inovar e diversificar as técnicas de produção em Portugal, através do desenvolvimento de conhecimentos cientifico-tecnológicos na gestão reprodutiva e nutricional do linguado Senegalês. Pretende-se desenvolver e testar uma tecnologia inovadora em condições próximas das condições reais da actividade produtiva, visando promover técnicas alternativas para um incremento da produção desta actividade económica.

No projecto–piloto KLING estão contempladas as seguintes acções:

i) disponibilizar novas ferramentas para a produção massiva e controlada do linguado Senegalês;

ii) criar bases cientifico-técnicas para o estabelecimento desta produção como uma mais-valia ao sector aquícola Português;

iii) promover e incrementar a produção controlada do linguado Senegalês mediante programas de divulgação das tecnologias propostas, demonstrando a viabilidade da sua aplicação a uma futura escala comercial.

Reference/contract number

31-03-05-FEP-0073

Duration

12/2014 – 06/2015

Partners

University of Algarve
Contact
Paulo Gavaia
pgavaia@ualg.pt

paulo-gavaia
Funding entity pro-margoverno-portugalUE